Trabalho de Filosofia

Casos de violência.

CASO ELOÁ


Em 13 de outubro de 2008, Lindemberg Fernandes Alves, então com 22 anos, invadiu o domicílio de sua ex-namorada, Eloá Cristina Pimentel, de 15 anos, no bairro de Jardim Santo André, em Santo André (Grande São Paulo), onde ela e colegas realizavam trabalhos escolares. Inicialmente dois reféns foram liberados, restando no interior do apartamento, em poder do seqüestrador, Eloá e sua amiga Nayara Silva.

No dia 14, Eduardo Lopes, o advogado do seqüestrador, passou a acompanhar as negociações do cliente com o GATE (Grupo de Ações Táticas Especiais). Às 22h50min desse dia, Nayara Rodrigues, 15 anos, amiga de Eloá, foi libertada, mas no dia 15 a policia paulista mandou-a de volta para continuar as negociações.

Após mais de 100 horas de cárcere privado, policiais do Grupo de Ações Táticas Especiais (GATE) e da Tropa de Choque da Polícia Militar de São Paulo explodiram a porta - alegando, posteriormente, ter ouvido um disparo de arma de fogo no interior do apartamento - e entraram em luta corporal com Lindemberg, que teve tempo de atirar em direção às reféns. A adolescente Nayara deixou o apartamento andando, ferida com um tiro no rosto, enquanto Eloá, carregada em uma maca, foi levada inconsciente para o Centro Hospitalar de Santo André. O seqüestrador, sem ferimentos, foi levado para a delegacia e, depois, para a cadeia pública da cidade. Posteriormente foi encaminhado ao Centro de Detenção Provisória de Pinheiros, na cidade de São Paulo.

Eloá Pimentel, baleada na cabeça e na virilha, não resistiu e veio a falecer por morte cerebral confirmada às 23h30min de sábado (18 de outubro).

     _________________________________________________________________________


VIOLÊNCIA, até no Futebol !


















Como foi mencionado no ínicio do blog, está cada vez mais difícil, evitar a violência em nossa sociedade. Onde quer que estejamos, ouvimos falar de fatos que marcam, de uma forma desesperada e triste a todos.
O Brasil, é conhecido mundialmente como o país do futebol. Esse é um dos pontos mais fortes do nosso país. Todos sabem disso. Mais vejamos, a violência, que hoje em dia é tão comum, está presente até nas culturas dos países. Abaixo segue um vídeo que deixa claro esse triste e constrangedor ato. Em partidas de jogos de futebol, que acima de tudo, eram pra ser emocionantes, marcantes e que retratassem a cultura do mundo, foram transformadas em vergonhosas e lamentáveis disputas de socos e chutes, consideradas como violência.

Com esse trabalho, concluímos que cada um deve fazer a sua parte. Ter uma educação correta, estudar, ficar longe de coisas que só destroem ( como drogas e alcoolismo ), e ter consciência do que está fazendo, para não prejudicar a vida do próximo e principalmente a própria vida. Pensar antes de agir, também é muito válido, ao tomar qualquer decisão. Se muitas pessoas, tivessem agido dessa forma, certamente não teríamos tanta decepção, como temos hoje em dia, seria bem mais fácil evitar a violência, ou pelo menos, controlá-la.