Trabalho de Filosofia

terça-feira, 3 de agosto de 2010

O que é violência?


O que é violência?


Os atos humanos são fruto de deliberação e por isso podem ser julgados como bens ou maus. Portanto, a violência é um atributo do ser humano livre e como tal constitui uma prática deliberada voluntária.
Uma das dificuldades para identificar atos violentos encontra-se na avaliação de culturas diferentes da nossa.
Se concluíssemos como cruel o infanticídio ou o abandono de idoso; certamente ficaremos escandalizados com povos que matam bebês ao nascer ou levam seus pais para morrer nas montanhas, como ficamos sabendo pelos filmes. Mas esses costumes se devem a extrema pobreza e fome que ameaçam a sobrevivência da comunidade.
Do mesmo modo, os rituais de passagem das tribos, em que os jovens sofrem privações intensas durante algum período ou permitem que lhes façam incisões no corpo, não são práticas propriamente cruéis ou violentas, mais sim dolorosas, e eles as suportam para provar que podem ser admitidos no mundo dos costumes contemporâneo dos jovens, quando fazem tatuagens ou colocam piercings.
Também o cirurgião não é violento; quando amputa a perna de um paciente ou abre seu ventre para extirpar um tumor. Nesse caso, levamos em conta a intenção do médico, que não é ferir, mas salvar, além de que a ação ocorre com o sentimento do paciente. A não ser que se trate de alguma experiência com prisioneiros, como se tem a notícia de ter ocorrido em campos de extermínio nazistas. O que é então violência?


__________________________________________________________________


Significado de violência.

Violência é um comportamento que causa dano a outra pessoa, ser vivo ou objeto. Invade a autonomia, integridade física ou psicológica e mesmo a vida do outro. É o uso excessivo de força, além do necessário ou esperado. O termo deriva do latim violência (que por sua vez o amplo, é qualquer comportamento ou conjunto de deriva de vis, força, vigor); a aplicação de força, vigor, contra qualquer coisa ou ente.
Assim, a violência diferencia-se de força, palavras que costuma estar próximas na língua e pensamento cotidiano. Enquanto que força designa, em sua acepção filosófica, a energia ou "firmeza" de algo, a violência caracteriza-se pela ação corrupta, impaciente e baseada na ira, que não convence ou busca convencer o outro, simplesmente o agride.